Teses e dissertações

Sobre: Marinheiro de primeira viagem

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Esta dissertação tem por objetivo realizar uma leitura poético-filosófica do livro Marinheiro de primeira viagem, de Osman Lins, que se destaca por seu experimentalismo literário e por inovar o gênero "literatura de viagem". Embora seja um livro elaborado com base na viagem que seu autor fez à Europa, onde ficou seis meses, em 1961, ele não oferece a seus relatos as características que se costuma imprimir a esse gênero tradicional, em que o autor revela suas impressões e faz descrições das experiências vividas. Ao registrar suas memórias, ele cria uma estética literária inovadora por sua narrativa insubmissa, não-linear, marcadamente fragmentada, mas poética. Nos registros, o diálogo intertextual com a tradição cultural é intenso, e destacaremos esse intercâmbio como memória que a literatura tem dela mesma. Nessa relação entre textos, ganha relevo o mítico Orfeu e sua amada Eurídice, que potencializam a poética do livro e congregam o leitor ao texto para uma leitura hermenêutica com base na estética da recepção. Quanto ao aspecto filosófico do trabalho, encontramos apoio nas idéias hermenêuticoontológicas do filósofo Martin Heidegger e sua meditação sobre a obra de arte e a poesia, que contribuem para uma reflexão acerca do evento poético que unifica os fragmentos em Marinheiro de primeira viagem.

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Tipo

Dissertação de Mestrado

Ano

2019

Esta pesquisa propõe analisar a obra literária do escritor pernambucano Osman Lins à luz do conceito de ‘Narrativa transvivencial’. Este seria um conceito fluído e orgânico estabelecido a partir da crítica dos conceitos relacionados à escrita de si, especificamente Autobiografia de Lejeune, Autoficção de Doubrovsky e Narrativa vivencial de Arfuch. Buscando contornar as ideias de pacto e a identidade, esta pesquisa estabelece como fundamentos da Narrativa transvivencial, as ideias de “acontecimento” e “experiência” definidas pelo filósofo francês Claude Romano e a ideia de “agenciamento” conforme Deleuze e Guattari. Com base nisto, a pesquisa está organizada em quatro capítulos: o primeiro capítulo analisa a definição de Autobiografia de Lejeuene, algumas ideias e nomenclaturas ligadas à Autoficção e a ideia de Narrativa vivencial de Leonor Arfuch, segue definindo os fundamentos da Narrativa Transvivencial com base nos conceitos de “experiência” e de “acontecimento” de Claude Romano e de “agenciamento” de Deleuze e Guattari, estabelecendo assim o conceito da temporalidade que opera na Narrativa transvivencial, chamada de temporalidade retroprojetiva; o segundo capítulo analisa os diários de viagem escritos por Lins, Marinheiro de primeira viagem e Las Paz existe?, passando ao estudo do romance Avalovara, como obra que sintetiza toda a aventura do escritor, no qual destaca as três experiências que operam predominantemente em todas as suas obras; o terceiro e o quarto capítulos se debruçam na análise das obras ficcionais de Osman Lins, sendo que o terceiro capítulo destaca as vivências relacionadas ao nascimento do escritor, à infância na pequena cidade de Vitória de Santo Antão e à partida para o Recife e o quarto capítulo destaca as experiências vividas em Recife, a primeira viagem à Europa, os dissabores da vida burocrática, os encontros transfigurados, aspectos relacionados à opressão, finalizando com a análise do texto como “acontecimento” inaugurador de sentidos que transforma o escritor em uma personagem de sua obra: o ‘autor’.

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