Este estudo se propõe a analisar representações do espaço em algumas narrativas
ficcionais de Osman Lins, especificamente nas obras Os gestos, O visitante, O fiel e a pedra e
Nove, novena. A partir da análise realizada nessas obras, pela ordem cronológica de suas
publicações, observamos a existência de uma linha progressiva nas transformações do espaço
ficcional dessas obras. Tendo em vista o fato de, comumente, Nove, novena ser considerada
como marco fundamental na transformação da poética de Osman Lins, em relação às suas
obras da primeira fase, devido ao seu forte teor de inovação e de experimentação, essa
narrativa exigia uma abordagem diferenciada para a análise do espaço Diante desse fato,
fomos levada a estruturar nosso estudo em duas partes. Na primeira parte, analisamos,
separadamente, as obras da primeira fase: Os gestos, O visitante, O fiel e a pedra. Nestas
obras, verificamos que espaços, ambientes e atmosferas apesar de intimamente ligados às
impressões subjetivas das personagens, já apresentam aspectos singulares na sua construção. Na segunda parte, analisamos Nove, novena, agrupando os espaços em três tipos que
denominamos espaços sobrepostos, espaços justapostos e espaços complementares. Tal
atitude se explica, porque, embora em Nove, novena os espaços também se relacionem às
impressões subjetivas das personagens, as representações destes apresentam características
mais específicas sejam elas decorrentes de sua relação com as personagens, ou decorrentes da
organização da estrutura da narrativa. Para o desenvolvimento deste estudo, apoiamo-nos, nas
reflexões de Anatol Rosenfeld e de Josef Frank, no que diz respeito à espacialização da
narrativa, como também em estudos de Bakhtin, Genette, Deleuze, Marcel Martin e outros
autores que abordam aspectos relacionados à categoria do espaço. Nesse sentido, a partir de
um tema restrito — a configuração do espaço — e motivada por questionamentos de ordem
teórica sobre esse tema, percorremos as referidas narrativas de Osman Lins (contos e
romances) com o objetivo de realizar uma análise que apontasse caminhos para a
compreensão e apreensão de alguns dos muitos recursos utilizados por esse autor na
elaboração do espaço romanesco de suas narrativas e, por meio desta pesquisa, de contribuir
com novas leituras para uma abordagem da forma espacial do romance moderno.