Teses e dissertações

Sobre: Os gestos

Filtrar por ano

Ordenar por

Este estudo se propõe a analisar representações do espaço em algumas narrativas ficcionais de Osman Lins, especificamente nas obras Os gestos, O visitante, O fiel e a pedra e Nove, novena. A partir da análise realizada nessas obras, pela ordem cronológica de suas publicações, observamos a existência de uma linha progressiva nas transformações do espaço ficcional dessas obras. Tendo em vista o fato de, comumente, Nove, novena ser considerada como marco fundamental na transformação da poética de Osman Lins, em relação às suas obras da primeira fase, devido ao seu forte teor de inovação e de experimentação, essa narrativa exigia uma abordagem diferenciada para a análise do espaço Diante desse fato, fomos levada a estruturar nosso estudo em duas partes. Na primeira parte, analisamos, separadamente, as obras da primeira fase: Os gestos, O visitante, O fiel e a pedra. Nestas obras, verificamos que espaços, ambientes e atmosferas apesar de intimamente ligados às impressões subjetivas das personagens, já apresentam aspectos singulares na sua construção. Na segunda parte, analisamos Nove, novena, agrupando os espaços em três tipos que denominamos espaços sobrepostos, espaços justapostos e espaços complementares. Tal atitude se explica, porque, embora em Nove, novena os espaços também se relacionem às impressões subjetivas das personagens, as representações destes apresentam características mais específicas sejam elas decorrentes de sua relação com as personagens, ou decorrentes da organização da estrutura da narrativa. Para o desenvolvimento deste estudo, apoiamo-nos, nas reflexões de Anatol Rosenfeld e de Josef Frank, no que diz respeito à espacialização da narrativa, como também em estudos de Bakhtin, Genette, Deleuze, Marcel Martin e outros autores que abordam aspectos relacionados à categoria do espaço. Nesse sentido, a partir de um tema restrito — a configuração do espaço — e motivada por questionamentos de ordem teórica sobre esse tema, percorremos as referidas narrativas de Osman Lins (contos e romances) com o objetivo de realizar uma análise que apontasse caminhos para a compreensão e apreensão de alguns dos muitos recursos utilizados por esse autor na elaboração do espaço romanesco de suas narrativas e, por meio desta pesquisa, de contribuir com novas leituras para uma abordagem da forma espacial do romance moderno.

Esta dissertação propõe analisar as duas obras de contos publicadas por Osman Lins – Os Gestos (1957) e Nove, Novena (1966) –, com objetivo de destacar o nítido processo de amadurecimento formal compreendido nesse período, além da consciente busca do escritor em superar limites: os seus, os da literatura e os da compreensão do mundo. Para tanto, divide-se este estudo em três partes: i) a concepção material da escrita para Osman Lins; ii) o silêncio, a angústia e a solidão em Os Gestos; e iii) o equilíbrio entre geometria e desordem em Nove, Novena. Sobre as obras, são apresentadas também informações sobre o contexto e a recepção referente a cada uma. Uma crítica direcionada ao primeiro livro de contos contrastou entre os recursos da pesquisa. A matéria de Eduardo Portella, publicada no Diário de Pernambuco, em 1958, manifesta seu apreço ao estilo conciso e eloquente de Os Gestos, destacando as nítidas qualidades de narrador de Lins, no entanto, por outro lado, denuncia na obra uma carência de pesquisa no sentido experimental, de novidade em sua estrutura. Visto que, com Nove, Novena, Osman Lins cruza um limiar de sua obra, assinalado pelas perceptíveis conquistas técnicas do livro, responsáveis pela difusão do seu caráter inovador, é inevitável o pensamento de que a crítica de Portella possa ter exercido alguma influência na postura de pesquisador ativo adotada por Lins a partir de Nove, Novena, o que não pôde ser comprovado de fato. Após investigar algumas marcas de contraste e continuidade de parte importante do projeto literário de Osman Lins, concluiu-se que há, sim, processos de ruptura entre as duas obras, porém nota-se também a propagação de temas caros ao escritor, que são potencializados pelos avanços empreendidos na nova obra.

Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. No entanto, quando disponíveis online em outros websites da Internet, eles podem ser acessados por meio do link “Visualizar/Download”.

;
;