Textos em periódicos

Sobre: O visitante

Filtrar por ano

Ordenar por

O visitante, de Osman Lins, publicado em 1955, anuncia tendências que se acentuam ao longo de sua obra e que se radicalizam nos romances dos anos de 1970, no que diz respeito a sua construção formal e semântica.

Este estudo se propõe a analisar as representações do espaço na narrativa ficcionalde Osman Lins, O Visitante. Nesta obra, verificamos que espaços, ambientes e atmosferasapesar de intimamente ligados às impressões subjetivas das personagens, apresentam aspectossingulares na sua construção. Aspectos que se mostram, geralmente, através da descrição doespaço apreendido pela percepção da personagem e, dela, originam-se, frequentemente,espaços subjetivos que, vinculados ao estado anímico da personagem, podem assumirconfigurações diversas tais como as de espaços mítico, psicológico ou social. Estesparticularmente revelados sob o olhar de Celina. Enfim, a configuração do espaço subjetivodepende do tipo de percepção que a personagem tem do espaço.

Este artigo tem como objetivo verificar de que forma os temas da escrita e da leitura se apresentam no romance O visitante (1955), de Osman Lins. Por meio da dedicação das personagens à escrita íntima ou literária e também à leitura, seja para fins profissionais ou pessoais, observaremos como Osman Lins inicia a abordagem desses temas, tão caros à sua obra narrativa.

Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. No entanto, quando disponíveis online em outros websites da Internet, eles podem ser acessados por meio do link “Visualizar/Download”.

;
;