Texto/Obra

Nas trilhas da poética de Osman Lins: um estudo sobre a metaficcionalidade

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Tese ou dissertação

Nesta pesquisa propomos-nos, em um primeiro momento, evidenciar as preocupações de Osman Lins com a indústria cultural, com o ato de escrever, com a situação do escritor e sua relação com a sociedade. Em seguida, abordamos alguns dos principais aspectos da poética de Osman Lins, tais como a influência das artes medieval, gótica e barroca em sua obra, assim como as confluências e divergências com o Nouveau roman. Além disso, fizemos uma rápida explanação sobre as obras de Osman Lins seguindo a divisão estabelecida pelo autor, isto é, a fase da procura, a fase da transição e a do encontro. Em um segundo momento, examinamos alguns aspectos teóricos da narrativa moderna e, particularmente, da narrativa metaficcional, a saber: a autoreflexibilidade, a mise en abyme, a questão do leitor e da leitura, a fragmentação do texto, a ruptura dos gêneros, além de alguns procedimentos narrativos que participam da construção desse tipo de narrativa. Essas partes preliminares de nosso trabalho constituíram etapas importantes para atingirmos nosso objetivo mais importante que é examinar quais são as estratégias narrativas e discursivas empregadas por Osman Lins no processo de construção de A rainha dos cárceres da Grécia. Assim, passando da teoria à prática, em um terceiro momento, analisamos as ocorrências da instância metanarrativa em Nove, novena e, principalmente, a metaficcionalidade em A rainha dos cárceres da Grécia, procurando evidenciar como as formas de manifestação desses fenômenos aparecem nas obras das duas últimas fases da narrativa de Osman Lins de formas distintas.

Autores e textos abordados

Autores ou personalidades estudados ou citados neste texto/obra

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