Esta dissertação propõe-se a analisar a narrativa "Um Ponto no Círculo", do escritor Osman Lins, dada a sua pertinência para a compreensão de alguns elementos e temas da poética do autor, os quais, após marcarem presença em Nove, Novena (1966), espraiam-se para as obras seguintes, como é o caso de Avalovara (1973). Investigando o tema da criação artística, dentro da qual o ato de escrever emerge com todo o vigor, esta pesquisa visa sondar tanto o aspecto estrutural do conto, que exibe um molde rigorosamente geométrico e planejado, quanto a dimensão que remete ao discurso sobre a arte, representado pelas várias menções dentro do texto à atividade do artista, bem assim pelo tratamento ritual e poético da palavra
em sua materialidade e musicalidade, num questionamento permanente sobre o ato de criar e seu reflexo na arena da vida. Nessa configuração, tanto na estrutura quanto na linguagem tem-se um exercício de busca, de questionamento permanente que é não somente o do artista, mas também o do homem ante o mundo: ao se perseguir o rigor da arte, os movimentos precisos, o equilíbrio entre o informe e o ordenado, também se procura a resolução dos conflitos humanos, da transitoriedade da vida, se busca a inscrição numa ordem, que é a do cosmos e a da relação com o outro – as pessoas e o mundo que nos cercam.