Teses e dissertações

Autor: Poliana Queiroz Borges

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O objetivo deste estudo é analisar as correspondências musicais em “Pentágono de Hahn”, terceira narrativa de Nove, novena (1966), de Osman Lins. Esta obra da fase de transição do autor, apresenta diversas inovações poéticas, como a utilização dos sinais impronunciáveis, que instauram um silêncio cheio de significações. Considerá-los uma representação estilizada das figuras musicais já consagradas na escrita musical foi demasiado pouco para a tentativa de aproximação das duas linguagens artísticas, a musical e a literária. A proposta se tornou efetivamente possível aproximando os parâmetros musicais das características das personagens e de seus respectivos campos semânticos. Para a configuração do que se chamou “partitura literária”, a primeira parte dessa dissertação foi dedicada à configuração do espaço, o pentágono. Essa figura geométrica suscitou diversas representações simbólicas e também musicais, constituindo o pentagrama ou a pauta onde são escritas as composições. O conceito de paisagem sonora foi agregado à constituição do espaço, ampliando as possibilidades musicais no texto literário. O organum como manifestação da polifonia, foi composto pelas cinco vozes narrativas, em equivalência com os “movimentos” de uma composição musical. Para a análise das personagens, além das equivalências musicais, foram utilizadas referências no campo da hermenêutica simbólica, por via dos elementos observados no texto. A questão do silêncio retorna quando da análise da personagem título, pois a condição animal de Hahn, também é um impedimento para sua elocução. Como última aproximação entre as artes, observou-se a semelhança da técnica de composição musical denominada fuga com a estrutura da obra, sugerido a ideia de uma transcrição musical para a o texto literário. Para o desenvolvimento deste estudo, apoiamo-nos nas considerações de Mario Praz, Étienne Souriau e G.E. Lessing, no que diz respeito à correspondência entre as artes. Para as análises das imagens simbólicas recorremos às reflexões de Mircea Eliade, Gaston Bachelard e Joseph Campbell. Empreendendo uma incursão pelo texto em busca da intencionalidade do autor em redimensionar sua poética, pretendemos contribuir com novas abordagens acerca das múltiplas técnicas utilizadas por Lins na intenção de alcançar a plenitude de sua escrita.

Esta tese dedica-se ao estudo da presença de estruturas próprias à linguagem musical em quatro narrativas de Nove, novena (1966): “Um ponto no círculo”, “Pentágono de Hahn”, “Conto barroco ou unidade tripartita” e “Pastoral”. A escolha destas narrativas se deu por trazerem, na literalidade do texto, uma permeabilidade entre literatura e música. Concentra-se em perceber os recursos estéticos de natureza musical, seja a partir da instauração de uma sensação sonora, seja por elementos estruturais compartilhados ou transpostos entre as linguagens musical e literária, forjados na elaboração de uma nova escrita narrativa. Osman Lins propõe uma concepção de literatura que seja tal qual uma cosmogonia, em que é na ordenação do caos pela palavra que se cria a oportunidade de diálogo com o leitor e, a partir disso, a possibilidade de um novo olhar sobre o mundo e seus modelos sociais. Para tanto, o escritor utiliza de procedimentos técnicos e estéticos da criação artística no campo da interseção entreartes, de modo a estabelecer esse debate. Uma das variantes musicais que contribuem para o nosso trabalho é o conceito de “paisagem sonora”, cunhado pelo compositor, musicólogo e crítico canadense Murray Schafer (2001), que afirma ser possível isolar um campo do conhecimento e estudá-lo como campo acústico. Mikhail Bakhtin (1981), Umberto Eco (2010), Friedrich Nietzsche (2007), Mário de Andrade (2003), Ítalo Calvino (1990), Mircea Eliade (2011) e Gaston Bachelard (1978) impulsionam a pesquisa, estabelecendo-se como fundamentação teórica.

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