Textos em periódicos

Revista Topus

Filtrar por ano

Ordenar por

Este estudo bibliográfico intenciona revelar os elementos narrativos utilizados pelo escritor brasileiro Osman Lins na tessitura do espaço psicológico de submissão e opressão feminina em “Cadeira de balanço” da obra Os gestos. O conto narra a rotina da personagem Júlia Mariana, diante das tarefas domésticas, as quais representam um desafio à sua condição de gestante. As nuances criadas por Osman Lins representam uma vigília permanente da figura masculina – Augusto (marido) sobre a personagem. O sofrimento, a solidão e o silêncio vividos por ela, apenas são aliviados quando ousa empoderar-se e sentar no objeto representativo de autoridade do marido – a cadeira de balanço. Ali ela relaxa, imagina, ousa, sente-se. Naquele pequeno pedaço de tempo a personagem é capaz de esquecer-se da sua condição de submissão. Com base nos estudos de Agranti (1999), Bachelard (1978), Brandão (2013), Perrot (2005), Dalcastagnè (2015), Lins (1976), dentre outros, esta análise traz alguns apontamentos sobre o empoderamento feminino e revela a condição de submissão e opressão indicada por Osman Lins à sua personagem feminina. O espaço psicológico narrado é pontuado de objetos que vigiam permanentemente a personagem, impondo a resignação e aceitação de sua condição por ter nascido mulher, numa sociedade latino-americana de cultura machista.

This essay confronts Osman Lins ideas about aperspectivism in modern art presented in his book Lima Barreto and the space in the novel, and Pavel Florensky' s reflections on the distortions of perspective - explicit in the Middle Ages and subtle in the Renaissance. Osman Lins sees in the abolition of perspective in modern art the overcoming of the humanist view promoted by the Renaissance. Florensky argues that the distortions of perspective used by medieval artists did not result from lack of knowledge, but it was intentional, in order to a better expression the theocentric view of the world. In his analysis of paintings, Florensky observes that Renaissance artists often violated the laws of perspective in order to give their achievements better expression. Following this comparison, I analyze some elements that characterize the aperspectivism of Osman Lins' narrative art from the collection of short stories Nove, novena (1966) and in the novels Avalovara and The Queen of Prisons in Greece. Among the elements which contribute to non-perspectivism in the narrative of Osman Lins, we highlight the ornamental ambiance, as cosmic representation; the representation of the same character simultaneously in three phases of life; and the oscillation of narrative focus.

he novel Avalovara, by Osman Lins, is formed by eight themes assigned to the letters R, S, O, A, T, P, E, N. The theme R – e Abel: Encontros, Percursos, Revelações ( and Abel: Encounters, Pathways, Revelations) – challenges the reader especially due to its seriated composition in which fragments of ten micronarratives are juxtaposed. This configuration in series is presented so as to fuse beginning and end, in a temporality marked by a further-closer motion; interior/exterior, in a spatiality marked by the conjunction of opposites and by the corrosion of established limits. In this process, the recovery of a tradition between painting and literature can be seen, accompanied by innovative strategies. Among the series, this article will examine that of the eclipse taken place in November 12, 1966, as viewed from Cassino beach, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Following that, cosmic space was an object of scientific scrutiny with participation and repercussion among the international community. Some data from this process are portrayed in the novel’s space according to media reports at the time, motivating reflections on the differences between scientific and journalistic materials, and the production of fictional texts. The historicized data are deformed in the juxtaposition of the different series, denouncing what is hidden in official reports, which follow the authorities’ view of facts.

O conto Reencontro do escritor Osman Lins apresenta diferentes espaços ao longo da narrativa. Tal categoria tem fundamental importância no texto, de forma que, a partir do momento em que o narrador e Zilda se encontram em um vagão de trem, o lugar mostra-se como elemento essencial para o desenvolvimento dos fatos. Portanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar o espaço e as histórias revividas pelas personagens durante uma curta viagem. Para fundamentar esta pesquisa, fez-se necessário dialogar com estudos realizados por teóricos da área da topoanálise, como Borges Filho (2007), e corroborando a análise e interpretação da ligação entre as memórias e os espaços, também são citados Tuan (1980), Candau (2014), Hall (2005), entre outros. O objetivo é verificar a configuração espacial do conto, bem como a forma com que essas personagens lembram-se dos espaços onde protagonizaram momentos da infância e juventude. Tendo isso em vista, além da configuração do espaço, serão analisadas suas funções, bem como será demonstrado o modo como este se liga com a percepção dos sentidos no conto de Osman Lins.

Este artigo apresenta, na obra O fiel e a pedra, de Osman Lins, os fatores externos do espaço como elementos constitutivos do conflito do personagem Bernardo, cuja condição o leva à busca de uma essência interior que se sobreponha à realidade desagregadora por ele vivenciada em toda sua complexidade. O estudo se baseia nos pressupostos do herói problemático de Lukács (2000) e toma como aporte teórico sobre o espaço, Borges Filho (2007), Bachelard (1989) dentre outros, evidenciando as múltiplas faces espaciais em relação ao sujeito ficcional, inserido nas complicadas relações sociais, alicerçadas nas estruturas hierárquicas de poder.

Osman Lins, heir of Flauberian formal austerity, weaves destabilizing narratives, whose senses break with the expectations of the reader, offering a multiplicity of voices within internalized spaces that assume a semantic value in the constitution of the social beings that are in it. “Retábulo de Santa Joana”, one of the most intriguing narratives of Nove, novena, presents physical and symbolic spaces that merge and intertwine in function of a polysemy of meanings that induces us to delve into this emblematic montage of voices that situate their conflicts, assigning them a cosmic dimension. For theoretical support, we will follow the Bakhtinian studies, those developed by Borges Filho and those of Osman Lins himself.

O presente trabalho aborda parte da obra de Osman Lins sobre a teoria do espaço e apresenta parte da obra Lima Barreto e o espaço romanesco de 1976. Apresenta a definição de espaço romanesco e a funcionalidade desse espaço romanesco na obra literário e sua caracterização.

Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. No entanto, quando disponíveis online em outros websites da Internet, eles podem ser acessados por meio do link “Visualizar/Download”.

;
;