Ordenar por

O trabalho discute a leitura. Mais especificamente, a leitura do texto literário, a partir do último romance de Osman Lins, publicado em 1976: A rainha dos cárceres da Grécia. O suporte teórico utilizado foi A leitura (2002), de Vicent Jouve. A discussão apresentada nesse livro sobre as formas de construção de significados do texto literário ajudou a explorar, no artigo, como algumas correntes da teoria literária, sobretudo as surgidas a partir dos anos de 1950 e 1960 (o Estruturalismo e a Estética da Recepção) foram adaptadas ao contexto ditatorial brasileiro na obra de Lins. Ao percorrer o caminho da interpretação do romance homônimo deixado por Julia Marquezim Enone (amiga e amante do narrador) verificou-se que, mesclando uma irônica crítica aos críticos da época a momentos de lirismo, o empenho do autor pernambucano estava não apenas em fazer denúncia social de maneira velada, mas também fazer uma espécie de profissão de fé do romancista no mundo contemporâneo.

Esse trabalho executa uma aproximação entre o romance O fiel e a pedra e a obra Pedra do sono a fim de evidenciar as soluções linguísticas adotadas pelos escritores de modo a criar mobilidade na representação dos objetos e da instância introspectiva. Em especial, a exposição das imagens de animais ganha um caráter experimental, demonstrando conotações que promovem um halo poético a manifestar uma pesquisa pela expressão. Existe nesses textos uma tensão dramática, produzida pelas transfigurações da natureza e dos aspectos imagéticos regionais, que, ao se deslocarem da referência convencional, promove uma gravidade lírica, persistente força motriz dessas composições. Nesse sentido, a relação entre sociedade humana e os não humanos é deflagrada através da linguagem compassiva capaz de proporcionar a negação determinada do sentido. A aproximação entre essas obras nos levarão a concluir que a natureza e os animais tornam-se base para a expressão autêntica da subjetividade, combatendo à coisificação.

O autor no contexto da literatura latino-americana contemporânea. Linguagem de síntese e procura do uno. A espiral e o quadrado. 'Avalovara' vs. 'Ulisses', de James Joyce, vs. 'Paradiso', de José Lezama Lima.

18
19
Título

Osman Lins

Página(s)

15

Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. No entanto, quando disponíveis online em outros websites da Internet, eles podem ser acessados por meio do link “Visualizar/Download”.

;
;