Textos em periódicos

Autor: Carolina Duarte Damasceno Ferreira

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Este artigo tem como intuito analisar os alcances da opção do narrador de A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins, de escrever suas notas de leitura sobre o romance homônimo de sua falecida companheira, Julia Marquezin Enone, em forma de diário. Sua peculiar escolha, que gera uma imbricação de gêneros, por aproximar interpretação literária e escrita íntima, será entendida como um modo de estreitar os vínculos entre leitura, experiência e identidade. O último livro do escritor pernambucano contribui, assim, para discussões sobre o espaço autobiográfico, apresentando um novo olhar sobre a relação entre a literatura pessoal e a ficção.

Este artigo tem como propósito refletir sobre o papel do leitor no processo de significação do texto ficcional em A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins. A partir dos bastidores da interpretação proposta pelo narrador ao romance homônimo de sua falecida amante, será mostrado como, à medida que a busca pela intencionalidade autoral sai de cena, evidencia-se o caráter criativo da leitura literária.

Este artigo tem como propósito refletir sobre o papel do leitor no processo de significação do texto ficcional em A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins. A partir dos bastidores da interpretação proposta pelo narrador ao romance homônimo de sua falecida amante, será mostrado como, à medida que a busca pela intencionalidade autoral sai de cena, evidencia-se o caráter criativo da leitura literária.

Este artigo se propõe a refletir sobre alguns desdobramentos do tratamento dado à temática da loucura em A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins. A partir da análise do suposto desequilíbrio mental de Maria de França, será mostrado como a ideia de loucura, bastante relativizada nesse livro de 1976, desencadeia discussões sobre os alcances da representação literária, assinalando uma desconfiança face à pretensão de representar de forma objetiva a realidade convencional.

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