Teses e dissertações

Universidade Federal da Paraíba

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Este trabalho propõe um estudo dos romances A hora da estrela, de Clarice Lispector, e A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins, à luz da contribuição de dois conceitos que, freqüentemente, são empregados em campos de significação muito próximos: mímesis e representação. A primeira parte do texto contém dois capítulos, dedicados a estes dois conceitos. No primeiro capítulo, a pesquisa busca em Platão e Aristóteles as raízes da mímesis como conceito e deságua, por fim, na formulação da tríplice mímesis tal como proposta por Paul Ricoeur, nos anos oitenta do século passado. Em seguida, discute-se o conjunto de usos do conceito de representação na teoria política, na psicanálise e na psicologia social. Na segunda parte do trabalho, investigamos, no terceiro capítulo, o rendimento analítico-interpretativo do campo conceitual da representação nos romances que constituem o corpus primário da pesquisa, enquanto, no quarto capítulo, as duas obras são consideradas sob o aspecto da formulação ricoeuriana da mímesis. Nos dois capítulos da segunda parte, privilegiam-se os procedimentos do narrador, no que se refere à composição narrativa e à construção das personagens.

Lins, a partir de algumas relações estabelecidas entre as manifestações do fluxo de consciência dos seus personagens e a dialética da negatividade estética, formulada nas concepções filosóficas de Theodor Adorno. Em seu decorrer, discutiremos inicialmente como se dá a disposição formal da técnica de fluxo de consciência e seus desdobramentos críticos ao longo do século XX. Também forneceremos, na primeira parte da pesquisa, um quadro de compreensão do pensamento estético de Adorno, focalizando suas discussões sobre a Dialética Negativa (1966), o narrador no romance contemporâneo e suas leituras sobre os procedimentos artísticos de Samuel Beckett. A finalidade é encontrar, nas concepções de não-identidade e crítica do sujeito moderno, desenvolvidas por Adorno, um significado literário para a desconstrução das estruturas romanesca que se manifestam no interior de Avalovara. Na segunda parte da pesquisa, analisaremos o romance de Osman Lins buscando entender como a sua organização estrutural, de caráter fragmentário, produz um movimento de tensão temática em que determinados tipos de violência que implicam em sofrimento são substituídos por uma transgressão erótica mediadora de uma atitude de autonomia e autenticidade dos protagonistas. Nossa intenção é entender que a utilização da técnica de fluxo de consciência, como maneira de nos inteirarmos do que se passa na mente dos personagens, nos dá condição de perceber de maneira mais ampla que no interior do sujeito existe uma insistência dialética em expor a negatividade dos conceitos sobre o mundo no qual se experimenta, fugindo de uma objetividade positiva e ontológica em favor de uma heterogeneidade negativa da consciência do ser no mundo.

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