Textos em periódicos

Sobre: Lima Barreto e o espaço romanesco

Filtrar por ano

Ordenar por

O espaço na narrativa ficcional tem sido pouco discutido como foco central das análises literárias e geográficas. Assim, com base nas proposições de Osman Lins e no conto ?Preciosidade?, de Clarice Lispector, pretendemos identificar a necessidade de ampliação de uma leitura mais teórico-metodológica das possibilidades de estabelecimento da relação entre Geografia e Literatura. Para tanto, realizaremos, inicialmente, uma apreciação breve e sucinta do trabalho Lima Barreto e o espaço romanesco de Osman Lins, procurando identificar contribuições e limites, bem como a possibilidade de diálogo com a Geografia, e, em seguida, faremos uma análise e interpretação do conto "Preciosidade", identificando a relação existente entre o espaço, o desenvolvimento do enredo e a construção dos sentidos.

O presente trabalho aborda parte da obra de Osman Lins sobre a teoria do espaço e apresenta parte da obra Lima Barreto e o espaço romanesco de 1976. Apresenta a definição de espaço romanesco e a funcionalidade desse espaço romanesco na obra literário e sua caracterização.

Outros textos do autor

Outros textos sobre o autor

Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. No entanto, quando disponíveis online em outros websites da Internet, eles podem ser acessados por meio do link “Visualizar/Download”.

;
;