Textos em periódicos

DLCV : Língua, Linguística & Literatura, 2017, v. 13, n. 1

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Este trabalho parte de uma discussão acerca de aspectos da poética do pós-modernismo presentes no romance brasileiro A Rainha dos Cárceres da Grécia (1976), de Osman Lins. Busco evidenciar o caráter eminentemente metaficcional da narrativa de Osman Lins, com o objetivo de desvelar as tessituras múltiplas da construção do texto, assim como as implicações dessa construção para uma reflexão sobre a condição da literatura, enquanto arte, na pós-modernidade. Lanço mão das formulações de Hutcheon (1991) sobre a poética do pós-modernismo, de Waugh (1984) para uma aproximação da noção de metaficção, e das propostas de Bauman (1998) para uma reflexão sobre o status da arte e do artista na pós-modernidade.

O presente artigo tem como tema analisar o conto Retábulo de Santa Joana Carolina. Focaliza-se o estudo nas marcas inferenciais presentes no conto que viabilizam as concepções religiosas e profanas contidas em seu enredo. Este trabalho tem por objetivo investigar as simbologias religiosas contidas na obra e os comportamentos característicos dos signos do zodíaco. Baseamo-nos nos conceitos de inferência de leitura e nas concepções dialógicas de Bakhtin. Para realizar este trabalho, retiramos alguns trechos do conto que demonstram indícios vinculados ao ambiente religioso e astrológico e comparamos com versículos bíblicos e com a análise comportamental dos signos. Como resultado, notamos que Osman Lins, no decorrer da narrativa, propõe indícios que comparados a passagens bíblicas e estudos dos signos são referenciais para uma leitura interpretativa que transcende o contexto, despertando o conhecimento prévio do leitor. Assim, conclui-se que o leitor ao relacionar seus conhecimentos torna-se capaz de compor novas perspectivas de leitura, através de relações dialógicas e inferenciais permitidas pelo texto.

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