Textos em periódicos

Littera on line, 2020, v. 11, n. 21

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Esse texto pretende trazer à tona algumas considerações a propósito de uma escolha. Sim, porque se alguém elege um autor para tecer sobre a sua obra um pensamento crítico, é porque algo muito forte o conduz nessa direção. É sobre o que se pode refletir a respeito disso que escrevo aqui, não simplesmente querendo reproduzir os passos desse alguém, mas compreendê-los e interpretá-los, transformando essa possibilidade – a mim propiciada pela distância no tempo - em percepção mais aguda das opções estéticas daquele que constrói seu texto crítico sobre uma sua contemporânea. No caso, Osman Lins, autor pernambucano (1924-1978), escrevendo texto crítico sobre um conto de Clarice Lispector, autora ucraniana que cresceu e viveu no Brasil (1920-1977).

O pensador italiano Giorgio Agamben problematiza a noção que cerca os limites da linguagem e da representação. A partir dessas formulações, ajustam-se as provocações simbólicas linguísticas trazidas pela protagonista Joana, em Perto do Coração Selvagem (1943), de Clarice Lispector, no transcurso da infância. Na mesma perspectiva, em Avalovara (1973), de Osman Lins, alinham-se também os questionamentos suscitados pela personagem alegórica identificada pelo sinal gráfico , duas vezes nascida, a própria carne transfigurada em verbo, em que o ser/estar no mundo deriva do violento e estranho reconhecimento de si por meio da palavra, ora como instauradora, ora como destruidora da experiência. Pois é nesse rito de passagem e “estado de infância” – percurso inicial e autoria inaugural –, que as duas personagens se compõem, contraditória e progressivamente, como leito e estuário entre língua, pensamento e palavra, testando e acirrando as fronteiras entre semiótica e semântica, signos e discurso.

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