Textos em periódicos

Autor: Leonardo Monteiro Trotta

Filtrar por ano

Ordenar por

A tentativa deste trabalho é analisar a mesma obstinação em dois autores contemporâneos: Jorge Luis Borges e Osman Lins. A questão que se põe é a perseguição à Cidade, não uma cidade qualquer, mas a Cidade que possibilite a apreensão do universal. No caso do argentino Borges ela aparece com mais veemência no conto O imortal , onde o personagem principal é o dedicado Marco Flamínio e sua peregrinação em busca da Cidade que aqui tem um sobrenome, dos Imortais. A Cidade é uma procura implacável também de Abel personagem principal, se é que isto é possível afirmar, do livro Avalovara.

Este pequeno texto é uma tentativa de apresentar algumas idéias que vem sendo discutidas em um trabalho maior sobre Avalovara , de Osman Lins. A proposta principal é aproximar-se da questão essencial: Tempo. Não há como se manter fora da órbita de tal questão. É um problema latente para todo o conhecimento humano. Do apriorismo newtoniano às idéias atuais da Cosmologia, a ciência moderna vem tentando responder a esta questão que como afirma Prigogine está na nossa encruzilhada [2]. No campo da filosofia, pensadores como Heidegger, Popper e Bergson mostraram a incompatibilidade do apriorismo com o indeterminismo da realidade. Hoje mais do que em qualquer tempo é necessário que esses dois campos se aproximem para tentar colocar novas luzes na questão.

Este trabalho tem como objetivo relacionar a obra Avalovara do escritor Osman Lins com algumas tendências da arte depois dos anos 60.O capítulo denominado Roos e as cidades e a paixão de Abel pela personagem alemã serão relacionados com as idéias da Internacional Situacionista; o Movimento Neoísta e outras tendências da arte contemporânea.

Outros textos do autor

Este site não hospeda os textos integrais dos registros bibliográficos aqui referenciados. No entanto, quando disponíveis online em outros websites da Internet, eles podem ser acessados por meio do link “Visualizar/Download”.

;
;