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No âmbito do tema literatura e viagem, enfoca-se o gênero narrativa de viagem na literatura brasileira do século XX, em especial os livros Chao de França, de Ribeiro Couto (1935) e Marinheiro de primeira viagem, de Osman Lins (1963), investigando o que buscam os escritores brasileiros em suas viagens à França e como transformam essa busca em literatura.

Trata-se do posfácio do romance Avalovara, de Osman Lins, escrito em 1976, para compor o volume de sua tradução alemã (feita por Marianna Jolowicks), que saiu pela Editora Suhrkamp. Destinado ao leitor estrangeiro, este texto inédito no Brasil situa Avalovara no contexto da Literatura Brasileira e na tradição dos romances inovadores, invocando, também, a problemática do "horizonte de expectativas" da estética da recepção.

O artigo propõe-se a analisar, dentro dos parâmetros da crítica temática e da psicanálise freudiana, bem como de outros saberes advindos da história e da astrologia, o modo como o tema do amor cristão organiza o percurso da protagonista de “Retábulo de Santa Joana Carolina”, narrativa central de Nove, novena, obra de 1966, escrita por Osman Lins. Embora associada a dimensões profanas, a protagonista é normalmente vista como uma “santa” pela crítica especializada. Entretanto, por seu percurso vital estar relacionado ao trânsito das constelações zodiacais, a dimensão profana será enfatizada em análises que relacionarão os tempos litúrgico, astrológico e histórico. Dentro desse jogo temporal, o presente artigo trará à luz a dimensão humana. Distante do perfil de santidade, o amor caritas será observado como decorrente do mecanismo psíquico de sublimação de Joana Carolina, desenvolvido durante toda sua vida.

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