Teses e dissertações

Universidade Federal de Santa Catarina

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Este trabalho se dedica ao estudo da narrativa "Noivado" de Osman Lins, numa leitura do visível e do legível, abordada juntamente com a obra fotográfica "Os trinta Valérios" de Valério Vieira. Nos apoiamos na obra do filósofo alemão Walter benjamin para traçar passagens a diferentes meios reprodutivos, desde o que se passa no vitral até à fotografia e ao cinema, buscando demonstrar como a proliferação e a fragmentação atuam na modernidade. Destacamos o diálogo entre linguagem escrita (Osman Lins) e linguagem-imagem (Valério Vieira) como formas de despertar da anestesia moderna.

Esta dissertação estuda a escritura do romance A rainha dos cárceres da Grécia de Osman Lins no limiar entre ensaio e ficção, principalmente no livro Guerra sem testemunhas, apontando para um narrador que se apresenta como testemunha para a escrita e que, no entanto, desaparece permanecendo o gesto. O conceito de anacronismo enquanto tensão entre tempos, representados neste livro pela aparição de personagens da história medieval (Maria de França) e pelo uso da quiromancia percorre toda a dissertação. Estes indícios contribuem para uma leitura enviesada feita a partir da ideia da teresa como máquina de leitura para atravessar os tempos do romance-diário. A aparição de personagens arcaicos no romance moderno, revelam as volutas do enredo, a escritura barroca de Osman Lins e a impressão como uma memória que caracteriza o livro como um romance contemporâneo segundo as considerações de Walter Benjamin e Giorgio Agamben.

an Lins sob a perspectiva das paisagens tendo em vista seu aspecto anacrônico. O espaço criado na obra reivindica o momento da Ocupação Holandesa no nordeste brasileiro do século XVII sobreposto ao contexto do então corrente século XX. Considerando o projeto de colonização flamenga bem como o seu legado iconográfico a partir das pinturas de paisagens do primeiro paisagista das Américas, Frans Post, procura-se uma leitura crítica da concepção histórica e literária na obra de Lins. Para isso, parte-se do olhar sobre o romance como forma e conteúdo, com suas raízes em obras prévias do autor, como Avalovara (1973) em que tempo e espaço são dimensões altamente elaboradas e problematizadas a partir da correlação estabelecida com formas geométricas e as noções de finito e infinito. Esta relação, por sua vez, propicia uma abordagem histórica dialética e anacrônica à maneira benjaminiana, ou seja, a contrapelo da oficialidade histórica e da progressão meramente cronológica. Além disso, a preocupação metaliterária bem como a constante transgressão que mistura o passado e o presente, o real e o ficcional também proporciona uma leitura sobre a "literatura" como via de mão dupla no que tange à relação com a "realidade" histórica. Desta forma, a produção de "imagens" no texto torna-se fundamental para a presente proposta de leitura ao ser abordada sob o aspecto paisagístico. Para entender a "paisagem" parte-se do "espaço" clássico até a sua "autonomia" na Idade Média quando a paisagem parece assumir o protagonismo para além da submissão à retórica. Os conceitos relacionados à mimese e alguns de seus desdobramentos - como nas leituras de Erich Auerbach, Luiz Costa Lima, Jacques Ranciére e Anne Cauquelin - a partir da afirmação aristotélica de que "a arte é a imitação da natureza" contribuíram para a reflexão proposta de modo a evidenciar a relação paisagem/natureza observada por Georg Simmel em A filosofia da paisagem. Paralelamente às grandes navegações, a paisagem surge com força nas artes e se torna, entre outras coisas, instrumento de discurso e "testemunho" sobre os novos territórios. No Brasil, a permanência dos holandeses por vinte e quatro anos no Nordeste (1630-1654) contou, durante os últimos sete anos, com a administração do Conde Maurício de Nassau e sua comitiva, da qual participaram artistas, dentre os quais Frans Post, "pintor de paisagens" cuja incumbência era "fundar? a paisagem brasileira. Deste modo, o legado imagético e principalmente paisagístico é nota dominante quanto a este período da história brasileira. Por fim, busca-se observar os efeitos críticos de leituras possíveis dada a combinação dos tempos e discursos que resultam no anacronismo instaurado no romance.

Esta tese busca fazer a leitura dos textos de Osman Lins encontrados em arquivos e relaciona-los com sua obra editada sob um ponto de vista do gesto tipográfico que faz de seus livros importantes máquinas arquivísticas. Para tanto se partiu de artigos publicados no jornais recifenses, correspondências lidas principalmente com os livros Nove, novena, Guerra sem testemunhas e A rainha dos cárceres da Grécia. A escolha destes títulos se justifica por serem trabalhos nos quais a guinada tipográfica é mais evidente. Os artigos de jornais proporcionam um entendimento de como as movimentações culturais do Recife nos anos 50 e 60 nos quais Osman estava envolvido, principalmente nos movimentos do Teatro Popular do Nordeste e nas oficinas d O gráfico amador. Este último, um dos responsáveis pela primeira viagem de Osman Lins a Minas Gerais e que marca o início de uma relação duradoura com escritores e periódicos mineiros. Estas cenas se imprimem de tal maneira na memória do autor que passam a figurar em suas narrativas, notadamente em A rainha dos cárceres da Grécia no qual lemos a epígrafe da tese que marca todo andamento do trabalho.

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