Textos em periódicos

Sobre: Ramos, Graciliano

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Na leitura de Osman Lins a propósito de Alexandre e outros heróis, de Graciliano Ramos, publicada postumamente em 1962, a qual reúne três trabalhos, de diferentes momentos - Apresentação de Alexandre e Cesária (1938), A Terra dos Meninos Pelados (1937) e Pequena História da República(1940), destacam-se três dimensões da palavra, respectivamente: a ficção como refúgio e compensação, como redescoberta da realidade e como refiguração do discurso oficial da História. Osman Lins, enquanto lia criticamente Alexandre e outros heróis, a fim de discernir diferentes usos e finalidades da palavra, escrevia Avalovara(1973) obra em que acompanha estes mesmos três limites da escritura acima mencionados; e Graciliano Ramos, ao escrever estas três narrativas, já produzira sua obra romanesca. Embora Osman Lins, bem como outros críticos, veja em Infância “grande importância para a compreensão e a mensuração do seu mundo romanesco .

Em seu livro The open: man and animal, Giorgio Agamben argumenta que, embora a idéia do “humano” na sociedade ocidental tenha sido pensada, desde sempre, como uma misteriosa conjunção de um corpo natural e de um elemento sobrenatural, social ou divino, é preciso aprender a pensar o “humano” como o resultado de uma prática e de uma política intencional e deliberada de separação entre “humanidade” e “animalidade”. Baseando-nos nos conceitos deste crítico, e de outros como John Berger, W. J. T. Mitchell e Cary Wolfe, percorremos alguns textos de autores brasileiros, como Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Osman Lins, analisando como a metáfora animal é utilizada para representar o ser humano abjeto, em condições de sujeição, marginalização e degradação, o que não só revela o modo como o “humano” pode vir a se relacionar com os seus semelhantes em situações adversas, mas também o modo como esse relacionamento reproduz o preconceito atávico de sua superioridade sobre a natureza e os animais.

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